Meu nome é Neco Torquato Villela, natural e morador de Santa Rita do Sapucaí – MG.
Sempre procurei informações históricas sobre nossa cidade para compreender e entender a história dos meus antepassados que viveram aqui, desde antes da fundação da cidade.
Meu foco é o século XIX, pois nossa cidade sofre com falta de documentos desta época, seja por falta de conservação e/ou seja pelo fato da vila de Santa Rita da Boa Vista ter pertencido a várias outras cidades nesse período (chegando a ser conhecida, na literatura, carinhosamente, como Santa Rita das “Petecas”).
Nestas idas e vindas a várias cidades da região encontrei muito material interessante os quais copiei, transcrevi ou simplesmente consultei.
Como a documentação é um dos fatores que confirmam e atestam a história, senão o principal, pretendo colocar aqui transcrições, cópias e fonte de documentos que já pesquisei, auxiliando assim a pesquisa de outros amigos amantes da história de Santa Rita do Sapucaí.
Parabens pelo Site encontrei boas informações genealógicas sobre minha família.
Parabéns, pela iniciativa. Gostaria de saber a origem familiar de Barbara Mendes uma das esposas de Joaquim Ribeiro de Magalhães, filho do Capitão João Vilela de Magalhães e Maria Joaquina de Magalhães. Pai de Maximiano Mendes de Magalhãesde (meu Bisavó) o qual foi casado com Maria Palma Magalhães. Obrigado !
Olá Carlos Henrique,
O que tenho sobre os filhos de Joaquim Ribeiro de Magalhães e Barbara Carolina Mendes são os seguintes dados:
[bluepost]1 – Maria Victoria de Magalhães, batizada em 14 jul 1867 em Sta Rita, sendo padrinhos Manoel Ribeiro de Carvalho e Maria Candida Vilela;
2 – Maximiano Mendes de Magalhães, batizado em 12 mar 1870 em Sta Rita, sendo padrinhos José Pedro Mendes e Maria Evangelista da Palma;
3 – Joaquim, batizado em 18 dez 1872 em Sta Rita, sendo padrinhos José Antonio Mendes de Carvalho e Maria Joaquina de Magalhães.[/bluepost]
Outra informação sobre o casal é a licença de casamento que está na Cúria de Pouso Alegre, em resumo ela diz:
[bluepost]10/02/1892, Maximiano Mendes Pereira e Maria Palma de Magalhães – orador filho de Joaquim Ribeiro de Magalhães e Bárbara Carolina Mendes, neto paterno de João Vilella de Magalhães e Maria Joaquina de Magalhães. A oradora e filha de Jose Carlos de Magalhães e de Maria Evangelista da Palma, neta paterna de João Vilella d Magalhães e de Maria Joaquina de Magalhães – consangüinidade em 2 grau de linha lateral igual por ser o pai do orador irmão do pai da oradora.[/bluepost]
Uma pista que talvez possa te ajudar é: era muito comum usar como padrinhos de batizado dos filhos tios e os avós paterno e materno. Penso que, pelos padrinhos de batismos dos filhos do casal, Bárbara seja descendente dos Mendes de Carvalho de Aiuruoca.
Espero que essa informações possam te ajudar. Caso consiga algo, me avise.
Inté e boa sorte!
Gostaria de saber se tem os nomes dos pais do meu bisavô João mendes pereira que é pai de Teresinha Mendes
Carlos,
Encontrei algumas informações referente a Barbara Mendes que podem te ajudar a encontrar a ascendência desta: a licença matrimonial de
João Mendes Ribeiro de Carvalho e Henriqueta Carolina Mendes de 28/12/1885. Ela diz:
[bluepost]Ele é filho de Joaquim Ribeiro de Magalhães e Bárbara Carolina Mendes. Ela e filha de José Antônio Mendes de Carvalho e Perciana Cândida do Prado. Com impedimento de consanguinidade de 2º grau lateral igual e simples pois o pai da Oradora é irmão da mãe do orador. [/bluepost]
Espero que ajude!
Obrigado pelas valiosas dicas. Té mais !
Boa Noite ! Você sabe quem são os pais de Antônio Ribeiro de Magalhães e sua esposa Maria Secunda de Magalhães ? Uma da filhas se chama Maria da Conceição Ribeiro e foi casada Com José Feliciano Telles. Obrigado
Olá Carlos,
Dei uma olhada nos meus registro e não encontrei nada sobre o casal. Vou coloca-los em minha lista, caso ache alguma coisa eu te comunico.
Inté!
obrigado !
Meu amigo,
fiquei muito feliz de conhecer seu site com tantas memorias boas de n/ terra.
Se eu puder contribuir de alguma forma estou as ordens.
Tenho algumas coisas q/ poderão ser uteis.
Um abraço da M.Iza
Fico feliz que tenha gostado e é sempre bom receber visita tão ilustre assim!
Abraços!
Prezado amigo, gostaria de saber se você tem em seu arquivo alguma informação sobre:Laurindo Ribeiro de Carvalho, meu bisavo, nascido pelos anos de 1840-1845,
em MG, não tenho o local. Faleceu em 21 de março de 1903 em Guaxupé, foi sepultado no Cemitério Parochial da Catedral de Guaxupé. Filho de Marcelino Ribeiro Moraes e Rita Carvalho Duarte. Foi casado com Candida Carolina Ribeiro, que tambem assinava como Candida Carolina do Prado, nascida em Paraguaçu, MG,
em 1848. Faleceu a 15 de outubro 1938 na Fazenda Passa Quatro entre Muzambinho e Guaxupé.
Seu Site é maravilhoso, muito obrigado
Olá Roosevelt,
Não tenho nenhuma informação sobre Laurindo, mais deixei anotado aqui, qualquer coisa eu te aviso.
Inté!
Oi, Neco. Adorei as suas pesquisas. Também adoro saber sobre Santa Rita de antigamente. No meu blog tem um endereço do site do Wilton, um senhor de Silvianópolis que me descobriu na Internet e que tem árvores genealógicas de várias famílias daí. Dê uma olhadinha.
Abraços santarritenses
Nidia
Oi Nidia,
Que bom tela aqui! Sou fã do seu blog!
Valeu pela dica!
Inté!
Fiquei muito feliz com a sua descoberta. Barbara Carolina Mendes e José Antônio Mendes de Carvalho eram irmãos. José Antonio Mendes de Carvalho foi padrinho de Joaquim filho Joaquim Ribeiro de Magalhães e Barbara Carolina Mendes. Falta descobrir agora de quem eles eram filhos – Um abraço !
Oi Neco
Bacana seu trabalho de pesquisa sobre Sta Rita do Sapucaí, é uma bela e importante cidade do vale do silicio. Sou de BH, conheço a cidade de Sta Rita e tenho amigos moradores na mesma, pertencentes a familia Firmino. Mas o assunto que me trouxe ao seu site é para pedir ajuda e orientação, se me permite, é um assunto nâo pertinente a suas pesquisas. É sobre sementes de Stevia que voce ofereceu num determinado forum (que não me lembro mais o nome). La no forum voce ofereceu sementes de Stevia para doar. Estou a busca de sementes dessa variedade, interessado em saber onde as conseguiu e se ainda as tem para doar, vender, ou que achar conveniente. Atenciosamente – Donizeti Manoel R Correa
barbara mendes(babinha) é irma do tio silvio mendes que e´casado com a conceicao palma magalhaes mendes
oi primo carlos Henrique
Saudades prima Denise Magalhaes Fernandes Elias
Sao Paulo
tudo bem Neco talvez possa te ajudar
Oi Denise,
Obrigado pela contribuição!
Inté!
Sou de Tubarao/Sc tenho o sobrenome firmino, gostaria de saber a origem da familia firmino, de onde sao os firminos.
Oi Eliane,
Infelizmente não tenho essa informação para te ajudar.
Inté!
Oi prima Denise , segundos as informaões obtidas pelo Neco Torquato. Barbara Carolina Mendes era mãe do Maximiano Mendes Magalhães, portanto avó do Gilson Mendes de São Gonçalo do Sapucai. Um grande abraço !
Corrigindo Avó da Conceição Magalhães Mendes e bisavó do Gilson Mendes
Oi,Neco Torquato.
Estou pesquizando sobre minha familia ,e achei um antecedente meu nascido em
Santa Ana da Sapucahy.
Voçe sabe aonde acho o livro de batismo de Santa Ana ,anterior a 1790?
O nome dele era Manuel Nascimento de Jesus ,filho de Antonio Gomes de Freita Guimaraes e de Dona Maria Rosa Rodrigues( ou tambem Rodrigues Machado)
Grata por qualqeur infornação
Edna
Oi Neco!
Estou visitando seu blog, através de um link do vale independente, da qual sou leitora assídua. Sei que no vale independente, tem fotos antigas, memórias de Santa Rita do Sapucaí, enfim… sou uma “curiosa” a procura de informações sobre essa cidade. Eu não sou natural daqui, porém meus pais e meus filhos são. Além do vale independente, estou sempre lendo o Empório de Notícias, já li também sobre a memória das casas demolidas na praça(Ciro de Luna Dias), li também sobre a atuação dos médicos no passado, através do livro escrito pelo Dr. Eduardo Adami, enfim é isso. Eu procuro passar aos meus filhos, a importância de se conhecer, ou até mesmo entender os “porquês” da historia da cidade onde nascemos. Pois assim como no meu caso, mesmo estando longe do lugar onde se nasceu, se tenha sempre boas lembranças e uma saudade gostosa e principalmente orgulho de ter nascido ali. Vou acompanhar seu blog e indicá-lo a outras pessoas, quem sabe assim, poder ajudá-lo em suas pesquisas???
Abraço Fraterno,
Parabéns pelo blog!
Elaine
Oi Elaine,
Obrigado pela visita e pela força!
Muito louvável essa sua atitude, parabéns! Se todos fosse assim como vc, certamente teriamos muito da história de nossas cidades preservada.
Inté!
prezado Neco, primeiramente te parabenizar pelo belo trabalho de resgate da memória de Sta Rita e do Sul de Minas. Quero agradecer tambem por ter propiciado encontrar antecedentes de minha mãe, Maria Isabel Mendes que é sobrinha neta de Henriquieta Mendes, irmão do avô João CArlos mendes, que é filho de José (Pedro) Mendes, que é irmão de Barbara Carolina Mendes, que são irmão de Joaquim Eloi Mendes, que deu o nome a cidade de Eloi Mendes. Sobre Maximiano José Mendes, casado com Maria Joaquina de Magalhães você tem alguma informação?
um abraço
Olá Jorge,
Obrigado pelo força!
Tenho aqui que Maximiano José Mendes é meio irmão de Barbara Carolina Mendes, filho de João José Mendes de Inês Claudina de Carvalho. Sua esposa, Maria Joaquina de Magalhães e filha de Joaquim Ribeiro de Magalhães e sua primeira esposa, Ana Victoria Ribeiro, neta paterna do Cap. João Vilela de Magalhães e Maria Joaquina de Magalhães, e neta materna de Vitor Modesto Ribeiro de Carvalho e Emerenciana Ribeiro Pereira.
Filhos de Maximiano e Maria Joaquina:
[bluepost]1. Joaquim Mendes Ribeiro;
2. Sajob Ribeiro Mendes;
3. Emília Mendes Ribeiro;
4. Ernestina Mendes Ribeiro;
5. Maria Mendes de Magalhães;
6. Inez Constância Mendes;
7. Maximiano Mendes.[/bluepost]
Espero que te ajude!
Abraços
Boa tarde Neco !!! Eu sou o Sarjob Mendes Neto,filho de Maximiano Mendes Neto x Maria Conceição Mendes,neto de Sarjob Mendes x Ambrosina Mendes de Carvalho e bisneto de Maximiano José Mendes x Maria Joaquina de Magalhães,aqui vai a relação dos filhos de Maximiano José Mendes x Maria Joaquina de Magalhães : Joaquim ( tio Kico ) nasc em 14/04/1875,Sarjob nasc. em 26/03/ 1877, Emília nasc. em 22/12/1878, Ernestina nasc. em 22/01/1881,Ana nasc. em 10/091882, Maria nasc.17/04/1884, Loretto nasc. em 29/03/1885, Ignês nasc. em 29/10/1887,Alzira nasc. em 22/11/1889, Maximiano, e a caçula Gabriella nasc. em 13/03/1894, sou pai da Eloá e Primo da Sueli…abraços Neco
Olá Sajob,
Que felicidade receber sua visita e essas informações riquíssimas que você passou! Fico muito feliz, principalmente por estar ajudando toda a família!
Grande abraço e obrigado!
Obrigado Neco.
Realmente me esclareceu, pois nas pesquisa eu não tinha a informação da 2a. esposa do João José Mendes, pai de Barbara CArolina Mendes.
um abraço
Jorge,
Para te ajudar, segundo Silvia Buttros, João José Mendes casou-se duas vezes:
[bluepost]A primeira com Bárbara Maria Rangel:
1- Maria Teresa Mendes c.c. João Eleutério da Cunha (filho de Antônio Joaquim Alves Taveira e Ana Esméria da Cunha);
2- Purcina Maria Rangel c.1ªs c. João Bueno Mendes (filho de Felisberto José Mendes e Maria Ferreira) e em 2ªs c. Antônio Felício Pereira.
3- Ana Maria Mendes c.c. Francisco Barbosa Sandoval (filho de Francisco Barbosa Sandoval e Maria Atônia do Canto);
4- João Pedro Mendes c.c. Helena Maria da Cunha (filha de Antônio Joaquim Alves Taveira e Ana Esméria da Cunha);
5- Antônio Caetano Mendes c.1ªs c. Ana Clara Cardoso (filha de Jerônimo Cardoso da Silva e Clara Maria de Jesus) e em 2ªs c. Maria Pinto Ribeiro (filha de Domingos Pinto Ribeiro e, possivelmente, Ana Ferreira Cardoso);
6- Joaquim Elói Mendes c.c. Mariana Bárbara da Conceição (viúva de João Carvalho de Oliveira, filha de Mariano José de Freitas e Francisca Maria do Nascimento)
7- Bárbara Carolina Mendes c.c. Joaquim Ribeiro de Magalhães (viúvo de Ana Vitória Ribeiro, filho de João Vilela de Magalhães e Maria Joaquina);
A segunda com Inês Claudina de Carvalho: (5 filhos, sobreviventes 4):
1- José Antônio Mendes de Carvalho c.c. Presciliana Carolina do Prado (filha de Manoel Luís do Prado e sua 2ª mulher Mariana Carolina Pereira de Magalhães);
2- Maria do Carmo Mendes c.c. Balbino Luís do Prado (filho de Manoel Luís do Prado e sua 1ª mulher Ana Jacinta Pereira de Magalhães);
3- Inês Carolina Mendes c.c Américo Luís do Prado (filho de Manoel Luís do Prado e sua 2ª mulher Maria Carolina Pereira de Magalhães);
4- Maximiano José Mendes c.c. Maria Joaquina de Magalhães (filha de Joaquim Ribeiro de Magalhães e Ana Vitória Ribeiro).
[/bluepost]
Abraços,
Neco, obrigado por mais estas informações. São importantes para eu fechar a genealogia de minha mãe. Localizei no site dos Mormons uma filha do João José Mendes de nome Luiza Mendes, nascida em 1820. Ela existiu?
um abraço e obrigado
Jorge, nos registro que eu tenho não aparece o nome Luiza. Provavelmente ela deve ter morrido na infância.
Abraços,
Neco
Jorge de Paiva,
Eu estou procurando a origem de nascimento do meu avô Joaquim Mendes de Carvalho, casado com Belmira Liria da Rosa. Meu pai nasceu no sul de Minas Gerais, em São José do Alegre. A minha bisavó por parte de avô é Mariana Umbelina de Paiva e casada com Antonio Mendes de Carvalho. Fiquei sabendo que meu avô morreu em 1928, em Ouro Fino. Se tiver alguma informação adicional me envie, por favor.
Oi Neco
Parabens pelo seu trabalho.
Estou fazendo a arvore genealogida da Familia Magalhaes. Esta familia vieram de pernanbuco para Bahia – Correntina. Hoje está com 715 pessoas. sei como é difícel adquirir dados. e por isto que vanglorio pelo trabalho.
Grande abroço
Olá Osvaldo,
Realmente o trabalho é duro e depende de tempo. Como eu trabalho, só sobra tempo para fazer essas pesquisas para os feriados e nos períodos de férias.
Parabéns pelo seu trabalho também!
Abraço
Neco, realmente parabéns pelo trabalho. Sempre tive curiosidade em saber mais sobre minha família, minha tia falava mas eram tantos nomes que se repetiam… e minha família Mendes era comum o casamento entre primos que sempre me confundia. Meu bisavô Sarjob Mendes, saiu de Santa Rita e veio para a região de Araçatuba e foi um dos pioneiros na pecuária. Várias histórias… ainda quero conhecer a região de Santa Rita e Elói Mendes. A propósito, meu nome é Eloá por causa dele..
Olá Eloá,
Seu bisavô Sarjob Mendes era filho de Maximiano José Mendes e Maria Joaquina de Magalhães? Maximiano era meio-irmão do Barão de Varginha, Joaquim Elói Mendes, e Maria Joaquina era sobrinha do mesmo Barão, filha de Joaquim Ribeiro de Magalhães e Barbara Carolina Mendes (irmã do dito barão).
Qdo vier a Sta Rita, terei o maior prazer em te mostrar minhas pesquisas sobre os Ribeiro de Magalhães.
Abraços!
Nexo,fiquei feliz ao ler notícias sobre a minha família.sou bisneta de Maximiano José Mendes ,neta de Sarjob Mendes.gostaria muito de saber dados sobre minha avó, Ambrosina Mendes,casada com Sarjob. Queria saber quem foram seus pais,o pai era juiz de direito em Campanhã,me parece, queria ,se possível saber em que ano e que cidade eles se casaram. ,e se ainda existem descendentes dessa família em Santa Rita., Desculpe, o seu nome saiu errado no inicio,mas eu não sei consertar ,Neco,
Nexo,fiquei feliz ao ler notícias sobre a minha família.sou bisneta de Maximiano José Mendes ,neta de Sarjob Mendes.gostaria muito de saber dados sobre minha avó, Ambrosina Mendes,casada com Sarjob. Queria saber quem foram seus pais,o pai era juiz de direito em Campanhã,me parece, queria ,se possível saber em que ano e que cidade eles se casaram. ,e se ainda existem descendentes dessa família em Santa Rita., Desculpe, o seu nome saiu errado no inicio,mas eu não sei consertar ,Neco,
Obs: sou prima da Eloá.
Olá Suelí,
Infelizmente, a única informação que tenho a respeito do seu avô Sajob, é a q postei abaixo para a Eloá. Desconheço até o nome da esposa dele e qdo se casaram.
Inté!
Oi Neco,tudo bem?sou trineto de Antonia Dias da Silva filha de José Camilo Villela e Francelina Villela minha trisavô nasceu na cidade de Baixa Grande,Bahia meu tataravô José Camilo Villela nasceu em Mundo Novo,Bahia cidade próxima de Baixa Grande,Bahia,sou Professor de Historia em São Paulo e estou fazendo a arvore genealógica de minha Familia Silva Machado de Baixa Grande,Bahia e descobri através da certidão de nascimento de minha bisavó materna Francisca Assis da Silva filha de Celestino da Silva Machado e Antonia Dias da Silva que sou da Familia Villela,estou pesquisando e buscando Documentos dos Silvas Machado e Villelas de Baixa Grande,Bahia em breve vou buscar Documentos dos Villelas de Mundo Novo,Bahia,quando terminar de pesquisar o século XIX,vou pesquisar os Documentos dos Villelas de Salvador já no século XVIII,por onde entraram os três irmãos portugueses que deram origem aos Villelas da Bahia,Alagoas,Sergipe,Minas Gerais e Pernambuco,meu e-mail é shlomo.18.israel.com@gmail.com,agradeço sobre informações genealógicas do ramo baiano dos Villelas,obrigado e tudo de bom.
Olá Célio,
Sou descendente do português Domingos Vilela cc Maria do Espírito Santo, amplamente estudados em as “Três Ilhoas” de José Guimarães, livro que continua a ser a fonte de referência principal. Vc pode encontrar mais informações sobre os Vilelas no site do Projeto Compartilhar http://www.projetocompartilhar.org/Familia/Villela.htm
Anotei aqui os dados que vc me passou, se eu encontrar algo dos seus nas minhas pesquisas, te aviso.
Inté!
Prezado Neco, Eloa e Sueli,
Sarjob era morador na fazenda Monte Alegre em Cordislândia ( antiga= Paredes do Sapucaí). Era primo de meu bisavô João Carlos Mendes, filho de José Antonio Mendes Carvalho. No inicio do século XIX vendeu a fazenda para João “Santiago” Maciel do Prado, que fora construída por seu pai Maximiano José Mendes Carvalho e mudou-se para Araçatuba. Um tio meu, chamado Américo, chegou a mudar-se com ele para Araçatuba, mas não adaptou ao calor daquela região. A fazenda Monte Alegre ainda está funcional com um Neto do João Santiago, que é casado com minha tia Maria Isabel.
um abraço
Prezado Neco, Eloa e Sueli,
Sarjob era morador na fazenda Monte Alegre em Cordislândia ( Paredes do Sapucaí). Era primo de meu bisavô João Carlos Mendes, filho de José Antonio Mendes Carvalho. No inicio do século XIX vendeu a fazenda para João “Santiago” Maciel do Prado, que fora construída por seu pai Maximiano e mudou-se para Araçatuba. Meu tio Américo, chegou a mudar-se com ele para Araçatuba, mas não adaptou ao calor daquela região. A fazenda Monte Alegre ainda está funcional com um Neto do João Santiago, que é casado com minha tia Maria Isabel.
um abraço
Prezados, desculpe a falha, foi no início do sec XX, por volta dos anos 1920 e não século XIX,
um abraço
Prestado Jorge Agradeço a sua informação sobre meu avô Sarjob Mendes Achei muito interessante ,porque tenho uma foto desta fazenda, mas não sabia onde era situada… Acho que cheguei a conhecer o tio Américo pois ele tentou vir novamente para Araçatuba, entre 1960 e 70… Ele era casado com D. Glorinha, e tinha vários filhos .. Seria esse Américo ao qual você se refere? Gostaria muito que você me respondesse …um abraço
Oi Sueli, é o mesmo Américo sim. tanto ele, quanto a tia Glorinha já são falecidos. Hoje em sua casa mora uma filha que não se casou, é em frente a casa de minha mãe em são gonçalo do sapucaí. A sua bisavó Ambrozina era filha do bisavõ de minha mãe – José Antonio Mendes Carvalho. Eles se casaram em 1907 em SGSapucaí.
Sr. Jorge,seria este o saudoso Américo Mendes, violonista e violinista? Se for esse, o Amauri Mendes, emérito professor de violão que mora em P.Alegre é o filho caçula dele.
Abraço,
Ola Neco, primeiramente meus parabens pelo site. Sou descendente do Cap. Roque de Souza Magalhães e Maria Izabel de Magalhães, quem sabe vc. pode me ajudar a encontrar os pais Jesuina Guilhermina de magalhães c.c. Joaquim Teixeira de Carvalho. Agradeço Benedito.
Olá Benedito,
Jesuina Guilhermina de Magalhães é filha do Cap João Vilela de Magalhães e Maria Joaquina Pereira (ou Magalhães), neta paterna de Caetano José de Souza Magalhães (irmão do Cap. Roque) e Felicia Maria Vilela, neta materna do Cap Joaquim Ribeiro de Carvalho e Maria Isabel Pereira de Magalhães (sobrinha de Caetano José).
Já o Joaquim Teixeira de Carvalho, as únicas informações que tenho dele é que ele trabalhava para o Cap Joaquim Ribeiro de Carvalho e que em alguns documentos assinava Joaquim Teixeira de Carvalho Cintra. Mas, infelizmente, não tenho a ascendência dele ainda.
No meu banco de dados Joaquim e Jesuína tiveram 11 filhos, 10 sobreviveram.
Espero que te ajude!
Até!
Olá Benedito, pesquisando no site GeneaMinas vi que você tem informações sobre a Mariana (1806 – ?) filha de Antônio Gonçalves Mendes (1765 – ?) & Maria Francisca Guedes (1781 – ?). Tais informações teriam como fonte o “livro lnventario-forum de Cristina-mg”.
Apesar do sobrenome dos pais ser outro, creio que se trata da minha tetravó Marianna Francisca Gomes (+/- 1804 – ?), casada com Theodoro Rodrigues da Silva(+/- 1794 – ?). Um de seus filhos teria como padrinho Domingos Gonçalves Mendes… uma outra filha, chamada Victória, tinha como madrinha a Victória Maria de Jesus, que creio ser de algum modo parente também.
Meu e-mail para contato: macairodus@gmail.com
Muito grato, João Andrade
Ola Neco, sua informação foi grande valia para mim. Se prcisar de alguma informação eu tenho um bom bancos de dados. Quando vc. tiver um tempinho me envie os filhos da Jesuina. Agradeço muito pela sua atenção abraço Benedito.
Oi Neco. Recebi seu mail, mas deu um pau no meu computador, vc. poderia me mandar de novo. Benedito.
Olá , sou Cristina Mendes gostaria de saber se vc pode me ajudar a encontrar um pouco da minha historia meus avós são Benedito Bueno Mendes e Maria Conceição (avós paternos) meu pai José Vitor Mendes( meu pai é natural de Eloi Mendes) se vc puder me ajudar de antemão te agradeço.
Inté…
Olá Cristina,
Tudo bem?
O foco de minhas pesquisa é Sta Rita do Sapucaí. Se seus avós forem dessa cidade, talvez possa ajudar. Eles são de Sta Rita?
Inté!
Oi Neco,tudo bem?quero parabeniza-lo por suas pesquisas sobre o ramo mineiro dos Villelas,eu contratei uma pessoa da cidade de Mundo Novo,Bahia que vai fazer a Busca do Obito de meu tataravô materno José Camilo Villela,e em minhas pesquisas descobri o registro do Tenente-Coronel Manoel José Villela de Carvalho no ano de 1814,na cidade de São Francisco do Conde,Bahia,no Livro de Batismo de 1814 1825,obrigado e um abraço.
Prezado Neco, aqui estou novamente a te pedir ajuda. Em seu blog tem uma relação de inventários relacionados a Itajubá. Nesta relação consta o inventário de João Francisco Grillo, de 1782 da Comarca do Rio da Mortes. Estou trabalhando na história da cidade de Cordislãndia e João Francisco Grillo foi um dos primeiros detentores de sesmarias naquelas paragens. No IPHAN de SJdel Rey encontrei a carta de sesmaria, porém não localizei o inventário. Seria possível me confirmar a existência desse inventário em SJdel Rei?
obrigado
Olá Jorge,
Não sei te dizer se o inventário de João Francisco Grilo está ou não no Fórum de Itajubá. Sei que teve uma enchente na região, em 2000, e muitos inventários e testamentos foram “descartados”, pois os mesmo ficaram sob a água durante muito tempo e não foi possível recuperá-los a tempo.
Se você quiser, pode entrar em contato com o departamento de história FEPI de Itajubá e pedir a indicação de um aluno de história para verificar nos arquivos do fórum se existe ou não o tal inventário e, se existir, transcreve-lo.
Abraços
Ok Neco, obrigado pelo retorno. Como se trata de uma relação do prof. Walter, ele poderia ter esta informação?
Jorge, quando entrei em contato com o pesquisar Wilson Rios, para solicitar a autorização para publicar o índice em questão, ele me disse que tinha um resumo de alguns inventários. Então, penso que o mais prático é entrar em contato com ele e perguntar. Te passo o telefone do mesmo por email e você verifica.
Até,
MINHA AVO SE CHAMAVA DEOLINDA FIRMINO DE RIBEIRÃO PRETO SERRANA
gostaria de saber se Vc tem algum conhecimento de meus tataravos Gregorio vilela magalhães casado com ana rita de jesus sua .obriga. .filha maria rita magalhaes.obrigado
Olá Fernando,
Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre seus tataravós.
Vc pode passar mais informações sobre eles, como: local onde viveram, prováveis locais de nascimento, casamento, data de nascimento do filho mais velho? Assim fica mais fácil levantar alguma informação.
Inté!
Gostaria de confirmar alguns dados que tenho o sr, Felizberto Jose Mendes e Maria Ferreira seriam os pais de Francisco de Salles Mendes marido de Maria Isabel Mendes que sao os pais de; Joaquim Mendes (tenho a certidao de obito), e de Dr. Jose Mendes e outros filhos batisados em eloi mendes( periodo de 1.868 – 69 – 70 ).Gostaria de saber se os filhos de Jose Mendes tem esses dados para que eu possa continuar a arvore. grata Ana Lucia Mendes neta de Oswaldo Mendes ( nasceu em 1.900) que é filho de Joaquim Mendes (que faleceu em 1.945).
desculpe na solicitação anterior esqueci de agradecer, grata pela atençao. Ana Lucia Mendes.
olá, meu nome é Maria J. G. Magalhães minha avó hoje já falecida com o nome de Benedita Barbosa de Magalhães, morava em Monte Santo de Minas Gerais.
Tem uma senhora em Santa Rita de Sapucaí , com o mesmo nome e sobrenome idênticos, mas acredito que não seja parente e sim uma coincidência.
Minha avó creio que nasceu em 1908, ela tinha uma loja de tecidos em Monte Santo.
Ela criou meu pai e meu tio Iguatemi, sozinha. Quando já idosa frequentava a igreja assembléa de Deus
olá, tudo bem??
Gostaria de ter notícias da sra. Emília Aziz Murad, d. Melica, mãe de Elias, sogra da Ana Maria, e avó de Wadi. Morei em Santa Rita do Sapucaí, no começo da década de 1980, trabalhei como Assistente Social da APAE, na verdade implantei o Serviço Social na entidade. E quando aí morei, residi no Vista Alegre, na casa da sra. Inês, costureira do Ride Palhaço, mãe de Geovani e Miltinho, este casado com a neta do dr. Edmundo, e depois fui morar em casa da d. Melica. Se puder mandar notícias, dessas pessoas, agradeço imensamente. Sou de Campinas e tenho muitos amigos em Santa Rita!!
Grande abraço, e mega sucesso em seu trabalho!!
Élide
Olá Élide,
Infelizmente D. Melica nos deixo em 1997, aos 86 anos. Sei que a mesma tem filhos vivos, Elias e Vitor, se não me engano.
Até!
Olá!
Você saberia me dizer algo sobre a família da Inês Claudina de Carvalho, irmãos, pais…
Grata,
Patrícia Bocaiuva
Olá Patrícia,
A única informação que tenho dela é que a mesma foi a segunda esposa de João José Mendes. O casal teve 4 (José Antônio, Maria do Carmo, Inês Carolina e Maximiano José).
Até!
Olá Neco, tudo bem?
Descobri sua página hoje e me enchi de esperança!!!
Há muito procuro informações sobre meu trisavô Cândido Nogueira de Sá. Ele foi casado com Luísa Cândida Villela (filha de Antonio Francisco Villela – Aiuroca – 13/01/1817 e de Anna Victória Ribas – Santa Rita do Sapucaí – 1825). Tiveram cinco filhos, todos nascidos e batizados em Santa Rita do Sapucaí:
1-José Nogueira Villela (1867); 2-Josephina Nogueira Villela (1869, minha bisavó);
3- Joaquim Nogueira Villela (1871); 4-Maria Nogueira Villela (1873); Ritta Nogueira Villela (1974). Cândido morreu com 29 anos e foi sepultado em 09/12/1874, em Santa Rita. Luísa casou-se uma segunda vez com Quirino Antonio de Araújo, em 29/05/1975, em Santa Rita.
Josephina casou-se em Santa Rita do Sapucaí com Francisco Tenório da Motta (filho do Capitão Francisco José Rodrigues Tenório – Conceição dos Ouros, 1842 – e de Anna Ribeiro de Oliveira – Conceição dos Ouros, 1846/48 – neto do Barão de Motta Paes). Francisco e Josephina tiveram cinco filhos, todos nascidos em Jacutinga: Francisco e Heitor (gêmeos), Deolinda, Anna e Conceição.
Francisco Tenório Netto é meu avô, pai da minha mãe, Maria de Lourdes Tenório da Motta, nascida em Jacutinga. Eu nasci em São Paulo/SP, onde ela e meu pai vieram morar depois do casamento.
Será que você pode me ajudar? Se não for pedir demais, e se você tiver informações, me ajude também com o outro trisavô: Capitão Francisco José Rodrigues Tenório. Ainda não consegui levantar nada sobre eles.
Muito obrigada. Grande abraço,
Yara
Tenho interesse em saber mais sobre a história de Josephina e francisco tenorio da motta. Sou bisnetta da Conceição, filha deles.
Olá Yara. Não consigo achar nenhuma fonte sobre o Capitão Francisco José Rodrigues Tenório ser Filho do Barão de Motta Paes, tem algum registro sobre isso?
Oi
Sou descendente de José Ribeiro da Fonseca, vc tem algum parentesco com ele ?
Procuro informações sobre ele, já tenho a parte genealógica, mas queria informações pessoais. como vivia, bens materiais, tudo relacionado a ele.
Vc tem algo?
Obrigado.
Olá Renato,
A única informação que tenho a respeito de José Ribeiro da Fonseca é que o mesmo foi casado com Carolina das Neves da Conceição, filha de Custódio Ferreira Rocha, e de sua primeira esposa, Maria das Neves da Conceição.
Abraços e boa sorte!
Olá Neco, como vai?… Neco a muito tempo faço pesquisas sobre minha família… meus avós maternos nasceram em Eloi Mendes, acredito que por volta de 1910 a 1920… Vitor Juventino e Catarina Luiza de Carvalho… abraço Neco. .
Neco… ainda sobre meus avós Vitor Juventino e Catarina Luiza de Carvalho… gostaria de saber se existe algum registro de ambos.. todo o histórico da família se resume neles… nenhum dos meus tios conheceu parentes de ambas as partes… não entendemos… será q vc pode me ajudar… agradecida…
Olá Marlene,
Perdão pela demora em responder.
Infelizmente não tenho informações sobre o casal em questão.
Boa sorte e até!
Neco, boa tarde!
Primeiro, quero te parabenizar pelo belíssimo trabalho que desenvolveu. Pesquisa genealógica nunca é trabalho fácil.
Segundo, quero saber se tem alguma informação sobre meus tetravós Florêncio Carneiro Lobo e Josefa Ribeiro da Costa, casados aproximadamente em 1870, em Cristina ou Itajubá.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraço,
Aparecido.
Olá Aparecido,
Infelizmente não encontrei os nomes que você procura no meu banco de dados.
Mas, anotei os dois e suas referências. Caso eu encontre algo no futuro, te aviso.
Grato pelos elogios e até!
Caro Neco, sou Cristiano Vilela da família Vilela de Itaporanga-SP. Meu tataravô (Joaquim José Villela de Magalhães) , chegou em nossa região em meados do século XIX. Por aqui, foi Capitão de Índios e Diretor do Aldeamento de São João Batista do Rio Verde, que originou nossa cidade. Por aqui, originou extensa família “Villela de Magalhães”.
Não tenho informações anteriores a ele, exceto de que era originário da “região de Pouso Alegre” e que constou do inventário de “Antônio Villela de Magalhães”, aberto em Jaguary em 1866.
Você sabe me dizer alguma coisa a respeito?
Agradeço a atenção
Olá Cristiano,
A família Vilela da região de Pouso Alegre é, em sua maioria, descendentes dos irmãos alf. Francisco Tomás Vilela. Antonio Vilela de Cerqueira e Felicia Maria Vilela, estes todos filhos do português Domingos Vilela e sua esposa, Maria do Esp. Santo.
Não tenho informações específicas sobre o seu tataravô, mas… se vc me passar mais informações, talvez consiga te ajudar.
Você sabe dizer se o seu tataravô casou-se aqui na região de Pouso Alegre? Se sim, qual o nome da esposa dele? Ele teve filhos aqui na região de Pouso Alegre? Se sim, qual os nomes dos filhos de seu tataravô? Sobre o inventário de Antonio Vilela de Magalhães, o que especificamente é citado sobre seu tataravô? Tem ideia de quantos anos ele tinha, na abertura do inventário de Antônio Vilela de Magalhães, em 1866?
Abraço e até!
Caro Neco, muito obrigado pela atenção. Salvo engano meu tataravô não se casou em MG ou se casou e veio logo em seguida para SP. Seus filhos seguramente são paulistas, da nossa região.
Vou pegar informações mais detalhadas sobre a data de nascimento dele e sobre o ano de sua vinda para o aldeamento.
Quanto a Antônio Magalhães Villela, o que sei é que teve seu inventário aberto em Jaguary em 1866, seria casado com Maria Bárbara e que seria Proprietario da Fazenda do Rio Grande em São José do Paraíso-MG. Mas não sei o grau de parentesco do meu tataravô com ele, sei apenas que ele constou do inventario.
Vamos falando, obrigado
Cristiano
Olá
Vi uma lista de Inventários.
Onde posso encontrar esses Inventários.
José Pereira da Silveira,
inventariante Maria J Almeida, ofício 1, ano 1827, maço 42.
Maria Jesus Almeida,
inventariante José Pereira da Silva, ofício 2, ano 1828, maço 2
Obrigado
Ola Neco, tenha um bom dia nesta faze difícil que estamos atravessando. Talvez vc. pode me da algumas informações é sobre o Sarg. mor Francisco Jose Pereira c.c. Lina Cândida de São Jose, ele filho do Cel. Jose Francisco e de Maria Isabel de Magalhães , sou descendente dele e de sua Irmã Emerenciana Pereira de Magalhães- da parte Emerenciana eu o invt. do marido e o testamento dela na biblioteca publica de Lorena. Quanto ao francisco Jose só sei que ele morou no ano bom nas terras que herdou do pai e também que morou em São Jose do Barreiro-sp. ele pertencia a guarda nacional, não sei nem onde. Abraços Benedti,
Olá, Neco… Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de pesquisa e pelo conteúdo do site, está muito bom. Sou de Natércia e estou pesquisando sobre a paróquia de minha cidade, que irá completar 200 anos em 2022. Lendo seus artigos, percebi que a história de nossa paróquia está ligada à criação da paróquia de Santa Rita. Estamos no início de nossa pesquisa e gostaria de saber se vc teria materiais para compartilhar conosco? Desde já agradeço sua atenção.
Olá Neco, bem interessante o espaço e propósito do seu site, o resgate e preservação histórico e cultural. Parabéns!
Eu venho organizando a àrvore genealógica da minha família e acabei me deparando com registros no Family Search que apontam a minha linhagem familiar até o capitão João Vilella de Magalhães, mas estou em busca de documentos de cartório e arquivos público para a confirmação de toda a linhagem. Sou bisneto de Rita de Cássia (Vilella) de Magalhães, casada com Joaquim Barbosa de Matos, ele português de Santiago de Vila Chã, comarca de Ponte da Barca. Ela seria filha de Emerenciana Cândida de Magalhães, logo neta do capitão João Vilella de Magalhães. Até a minha bisavó eu tenho confirmação em registro de nascimento do meu pai, embora lá não tenha “Vilella”, sobrenome cuja informação foi me passada por um primo do meu pai, de Santa Rita do Sapucai. Meus avós e bisavós também são de Santa Rita do Sapucaí, já meu pai nasceu em Salesópolis-SP.
Obrigado,
José Matos
Olá José Matos, grato pela palavras de apoio ao meu trabalho!
Tenho aqui uma anotação sobre o registro de casamento religioso da sua avó Rita com seu avô Joaquim, ocorrido em Sta Rita, em 01/11/1890, no livro 2, folha 22V, sob o numero 58. No assento em questão, temos os nomes dos pais da noiva e do noivo.
Em documentos diversos, encontrei o nome de sua avó escrito de várias maneiras, como era de costume quando falamos de mulheres dessa época: Rita Vilela de Magalhães, Rita de Cássia Magalhães, Rita Vilela de Cássia, Rita de Cássia Vilela e Rita de Magalhães Matos (este último, após o casamento).
Joaquim faleceu em 1915, em Sta Rita, e aqui foi inventariado, no mesmo ano. Rita também faleceu em Sta Rita, em 1922, e também foi inventariada aqui, em Sta Rita.
Na divisão civil das terras Cap João Vilela de Magalhães, consta o nome da Emerenciana como falecida, filha do Cap João Vilela, sendo seu viúvo Joaquim Borges Vilela.
Espero que tenha lhe ajudado com essas informações. Se precisar de mais detalhe, por favor não hesite em entrar em contato.
Até!
Neco
Boa noite, parabéns pelas pesquisas.
Sabe informar algo sobre esse Joaquim abaixo?
“Maria Inacia, já falecida, foi casada com Joaquim de Souza Magalhães e deixou os filhos:
a- Maria Joaquina casada com Roque da Silva Magalhães;
b- Constantina Joaquina de Magalhães, solteira, 15 anos;
c- Luciana Fortunata de Magalhães, solteira com 13 anos.
http://www.projetocompartilhar.org/DocsMgGL/InaciaVicenciadeJesus1859.htm”
Ligaram no familysearch como filho do Roque de Souza Magalhães, mas não há prova de que é o mesmo Joaquim.
Sua filha, Luciana Fortunata Magalhães, aparece também como Luciana Ignácia Fortunata Ribeiro Magalhães.
Olá, Liana!
No livro 1 de batismo, de Sta Rita do Sapucaí, na folha 146, em 1864, tem o batismo de Honorina, filha de Joaquim Pereira Jardim e Luciana Fortunata de Magalhães. Por padrinhos José Feliciano Marques Pereira e Maria Dorotea da Silva Fraissat.
No momento, é a única informações relativa a sua pergunta que tenho. Anotei aqui os nomes e os demais dados que você passou. Caso consiga algo, lhe informo.
Abs
Oi querido parabéns pelo conteúdo
Gostaria de saber sobre o tio da senhora que eu cuido.
Ele chama Antônio Mendes a mãe dele chama Josefa Maria Mendes e sua irmã Izabel Mendes . esperamos por notícias.
Olá, Janielle!
Com as poucas informações que você passou, fica difícil saber. Talvez se tivesse nomes de avós e bisavós fique mais fácil.
Para te ajudar, a família Mendes da nossa região tem 3 vertentes, por ordem de chegada a Sta Rita:
1 – originários do Alf Henrique Dias Mendes de Vasconcelos (se espalharam por Cachoeira, Ouros, Paraisópolis, Bela Vista, Pouso Alegre, Itajubá, etc…);
2 – oriundos da região de Ouro Preto (estão mais localizados em Sta Rita);
3 – oriundos de Taubaté/Guaratinguetá (também mais localizados em Sta Rita);
Até e boa sorte!